Skip to main content

Quem é e o que faz um médico geriatra?

Geriatria:

A geriatria é uma especialidade médica que se insere na área da gerontologia, utilizando um conjunto específico de ferramentas para atingir os objetivos de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. Abrange desde a promoção de um envelhecimento saudável até o tratamento e reabilitação de idosos.

Médico geriatra:

O médico geriatra é um profissional especializado no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após completar a residência médica em instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou obter aprovação no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.

História:

A história da geriatria teve início oficialmente por volta de 1909, quando Ignatz Leo Nascher, um médico vienense radicado nos Estados Unidos, propôs a criação de uma nova especialidade médica dedicada ao tratamento das doenças dos idosos e ao próprio processo de envelhecimento, denominada Geriatria. Por esse motivo, ele é considerado o pai da geriatria. Desde então, o conhecimento nessa área tem aumentado progressivamente, com contribuições de diversos médicos de renome ao longo dos séculos XX e XXI, um processo que teve início principalmente na Europa e chegou ao Brasil posteriormente. No Brasil, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), fundado em 1973, é considerado pioneiro no ensino de geriatria na graduação em Medicina.

Atuação:

Os médicos geriatras lidam com os aspectos físicos, mentais, funcionais e sociais nos cuidados agudos, crônicos, de reabilitação, preventivos e paliativos dos idosos. Vão além da "medicina centrada em órgãos e sistemas", oferecendo um tratamento holístico, em equipes interdisciplinares, com o objetivo principal de otimizar a capacidade funcional e melhorar a qualidade de vida e autonomia dos idosos. Exemplos de atuação incluem o tratamento de doenças como demências, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, além do acompanhamento de problemas como tonturas, incontinência urinária e risco de quedas. Eles também fornecem cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Neste contexto, a geriatria, sendo uma das especialidades médicas mais recentes, tem sido considerada de importância fundamental e em franca expansão no mercado de trabalho.

Autor

Dr. Leonardo Atsushi

“O cuidado com a saúde
leva a longevidade.”

Entre em contato para saber mais.